Vitelio Brustolin é escritor, jornalista, jurista, cientista social, mestre e doutor em Políticas Públicas, Estratégias, Desenvolvimento, Professor no Inest-UFF, Professor Adjunto na Universidade Columbia,  Research Scientist na Universidade Harvard.


É ganhador, dentre outros prêmios, da Menção Honrosa da Academia Riograndense de Letras, dos três primeiros lugares na categoria Prosa do Concurso Literário Nacional da SAMI e do Prêmio Shinagel por Melhor Artigo, promovido pela Harvard Extension School.


O hábito da leitura teve início muito cedo em sua vida. Filho de um militar com uma funcionária pública escolar, ainda na infância foi apresentado a uma considerável biblioteca adquirida pela família. Os livros tornaram-se, então, companheiros inseparáveis dos dias frios no Sul do Brasil.

Aos quinze anos de idade, quando começou a publicar os primeiros contos e crônicas em colunas de jornais e revistas, já sonhava com um destino pela via literária. Aos dezenove anos o manuscrito de “A Cultura Através do Livro” foi contemplado com a Menção de Honra da Academia Riograndense de Letras. Aos vinte e um era publicado “O Anjo Rebelde”, que obteve boas críticas. Pouco depois, o autor se mudava sozinho para o Rio de Janeiro, procurando ampliar o alcance de seu trabalho.


Em 2012 foi aceito, ao mesmo tempo, em dois programas de Researcher PhD na Universidade Harvard. Mudou-se, por isso, para Cambridge, nos Estados Unidos, a fim de aprofundar seus estudos no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência) e na Harvard Law School (Direito). Em 2018 retornou a Harvard para trabalhar como Research Scientist, lecionar e conduzir estudos de Pós-doutoramento.*



*Site acadêmico: http://scholar.harvard.edu/brustolin